quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ativos do Mal + Bibliografia

Esse é um tema longo, se não ler todo o conteúdo não se sinta no direito de comentar criticando.

Antes de começar mais essa matéria polêmica, vamos lembrar que TUDO que é industrializado e consumimos de forma oral ou tópica possui ativos químicos, isso é um fato.
A grande questão que muitas pessoas não param para pensar e que faz TODA a diferença é a proporção. Para exemplificar esse inicio de conversa observe abaixo.

Formol, Glutaral e Parabenos devem ser proibidos? NÃO!!! A grande questão é a proporção. Para efeito de conservação bastam pequenas doses, para alisar utiliza-se altas doses tornando seu uso tóxico!

Essa alta dosagem aumenta a incidência de pneumonia química, ou pneumonite química que acontece quando material tóxico é aspirado para os pulmões e ocorre uma irritação. O efeito observado mais rápido é falta de ar súbita e aceleração cardíaca, podendo apresentar também febre, expectoração e má oxigenação do sangue, o que a médio prazo pode levar a óbito.
Ácido Glioxílico e Carbocisteína
Antes de falar dos ativos corriqueiros vamos falar dos mais polêmico da atualidade. Carbocisteína não alisa cabelo, não temos mais nada a falar sobre esse ativo, assunto encerrado aqui no blog.

Agora o eniguimático Ácido Glioxílico que vem sendo "endeusado" pela industria cosmética capilar. Quando falamos sobre ele aqui, muita gente veio em defesa e não entendeu que o texto em cinza é uma transcrição de uma matéria publicada em uma revista, e a mesma revista publicou uma errata na edição seguinte dizendo que o pH é realmente baixo e não alto como havia sido divulgado.

Dito isto eu te questiono como um pH tão baixo consegue penetrar profundamente num fio a ponto de "mudar temporariamente" sua composição química? Vamos além, muitas pessoas que se submeterem a esse ativo já observaram danos após terminado o período "milagreiro"e como consequência estão enfrentando um forte odor de enxofre a cada lavagem/secagem dos fios.

Um pH baixo não consegue penterar no córtex e agentes hidratantes não mudam estrutura interna do fio, nem temporariamente. Químicas como Tioglicolato, Sódio e Guanidina não exalam odor de enxofre nos dias/meses subsequentes ao seu uso. A única química conhecida que exala cheiro na lavagem e secagem mesmo após muitos dias de seu uso é o Henê.

O tioglicolato possui cheiro de enxofre quando a embalagem é aberta, mas em contato com o ar esse cheiro evapora aos poucos, e assim que neutralisado ele some completamente. O processo com ácido glioxílico de uma empresa é diferente do de outra. Uma permite manipular em fios loiros e com outras bases químicas, outros restringem seu uso. Mas o que é comum a TODAS as marcas é que não se neutralisa, daqui a pouco vão começar a mentir chamando o creme de hidratação, que agora virou moda adicionar nos kits de "pogressiva", de neutralisante.

O que verdadeiramente estão colocando nesses ativos? Quais os seus benefícios e riscos a curto, médio e longo prazos?
... Essas perguntas eu deixo para os "entendidos" no assunto...
Cosméticos Naturais
Agora entrando na vibe "Produtos Naturais", Nature, Naturé, Natureba e afins. É a mais bela jogada de marketing existente na atualidade.

Quem aqui já fez aquelas papas de fruta, legume, verdura, mel, ovo, farelos e o caramba levante a mão e grite: EU.
- EEEEEEU!

Então você sabe que tem que fazer e usar logo, não dá para guardar, certo? A papa oxida, as enzimas entram em decomposição, resumindo fica uma desgraça fedorenta. Agora imagina uma linha de cosmético natural, sem conservantes. Imagina também, ou melhor, lembre qual a textura que você obtém quando aplica aquelas papas naturais nos cabelos... Ele fica soltinho e maleável? Dá pra enluvar? Os fios deslizam?

Tem um textinho que encontrei no site Cabelos Lindos que também é loja virtual, e queria compartilhar com vocês:
Produtos Naturais: Segundo o FDA dos Estados Unidos, quando o extrato de uma planta é adicionado a um cosmético, preservado, estabilizado e misturado com outros ingredientes, perde quase totalmente a sua característica natural. Se um produto totalmente natural existisse, você não ia querer usá-lo, porque ele estragaria de um dia para o outro. Produtos cosméticos possuem ingredientes conservantes, que não soam bem para os nossos ouvidos. Mas segundo químicos, esses conservantes ajudam a evitar riscos de contaminação por bactérias que poderiam causar danos a nossa pele e mucosas. Até mesmo vegetarianos não conseguiriam lavar os cabelos com gosmas que a industria natural criaria. É mais fácil e chamativo divulgar o óleo de abacaxi do que o conservante methyl parabeno que é um conservante sintético usado na cosmetologia para previnir contaminação por bactérias nos produtos.

Concordo em gênero, número e grau. E não só como cabeleireira, uma profissão super discriminada, mas como artesã que trabalhou manipulando cosméticos artesanais, a diferença da minha cozinha para uma grande fábrica era a quantidade manipulada, pois tive acesso aos mesmos produtos, principios ativos e bases químicas que compõem o seu e o meu xampu.
Sulfato
Ao contrário do que vem se propagando atualmente, os sulfatos não mordem, não vão roubar sua alma e nem causar câncer, e isso não é a Carla que está falando, mas aANVISA com base em testes.

Os sulfatos possuem várias funções na cosmética e são amplamente empregados como em shampoos, cremes emolientes, depilatórios, etc... Algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a seu uso. E justamente por isso ele vem sendo substituido por sarcosinato e sulfoccinato. Mas isso não significa que o seu bom e velho produtinho de guerra não presta mais, você não vai ficar careca por não usar um produto Sulfate Free.

Eu como consumidora já fiz uso de vários produtos sulfate free e não notei nenhuma diferença significativa que me justificasse trocar meus produtos preferidos.
Parabeno
Taí um bom vilão, dá até novela...
Os parabenos são conservantes e inibidores de proliferação de micro-organismos
Seu uso é muito difundido por conta do baixo custo, alguns parabenos são encontrados naturalmente em fonte vegetal, como é o caso do metilparabeno que é encontrato naturalmente em amoras, onde exerce função antimicrobiana.

Novamente entra o problema da quantidade e proporção, tendo em vista que o parabeno é considerado tóxico aos humanos. Mas embora haja indícios que seu uso esteja associado ao câncer, tendo sido observado a substância em tumores de câncer de mama, a ligação ainda não está comprovada.
Seu uso foi considerado seguro há apenas 27 anos, há 6 anos houve novos testes para confirmar que não oferecia riscos na concentração determinada como conservante após sofrer rumores.

A proporção no shampoo, condicionador, leave-in, etc não é suficiente para causar pânico, a menos que você possua alergia. Vale lembrar que o produto que não possui Parabeno possui outras químicas para fazer a conservação.

Óleo mineral
Outro monstro da cosmética, o óleo mineral, é obtido de derivados do petróleo e assim que refinado se torna inócuo, inerente e antialégico. Justamente por ser incolor, inodoro e atóxico é amplamente utilizado na industria em geral, se destacando na parte cosmética, farmaceutica e alimentícia.

Na cosmética o óleo mineral possui propriedade lubrificante, e é principalmente bem recebido em cabelos crespos. Por que usar óleo mineral na composição química de um produto? Preço!
Como citamos acima além de ser mais barato outra vantagem é ser totalmente antialérgico.

Sua "
 vilania" se deve ao fato de não adicionar propriedades nutritivas, ser somente um lubrificante e com efeito cumulativo.

Minha opinião de 
profissional: cabelos do liso ao ondulado devem sim passar longe do óleo mineral, mas se seu produto preferido for formulado com óleo mineral não precisa surtar, se ele não pesa nos seus fios fique fria. Cabelos do frisado ao crespo recebem os efeitos lubrificantes do óleo mineral de braços e pernas abertas.

Como consumidora, quando uso 
leave-ins mais oleosos meus cachos tendem a tomam mais forma, o segredo é depois do uso lavar bem o couro cabeludo e fios. Separar um dia na semana para deixar o bichinho respirar, aquele dia que você pode lavar, hidratar e não aplicar leave-in, deixar ao natural. Escolha um dia em que vá ficar em casa de bobeira para não assustar ninguém pela rua, eu faço assim =P
Silicone
É vilão por motivos parecidos com os do óleo mineral...
Só que ao contrário do óleo, ele é um polímero fabricado a partir do sílica e do cloreto de metila.
É um produto que possui ampla utilidade na industria em geral. Trata-se de um lubrificante resistênte a água e a altas temperaturas. Por isso está presente na formulação de protetores térmicos.

Lembra que eu critiquei o uso de reparadores de
 ponta? Ainda não curto muito o uso desses fluídos para finalizar a estilização, principalmente em cabelos do liso ao anelado. E o outro motivo é que muitas empresas misturam óleo mineral à formulação, tornando o produto impróprio para ser utilizado com fonte de calor. Os fluidos em base siliconada para escovar devem vir discriminando na embalagem sua função termoprotetora.

Você lembra da matéria com sal ou sem sal? Continuo mantendo a mesma opinião, antes o sal, o sulfato, o parabeno, o silicone e tantos outros ativos não faziam mal. Agora Tudo faz mal.

Faz-se um terror psicológico em torno de ativos que já estão presentes no nosso dia a dia a anos e até então não matava, agora mata. Como já falamos, o que difere uma concentração saudável de uma concentração assassina é a proporção e isso não cabe a nós fiscalizar e punir, mas sim aos órgãos do governo designados para tal função.

Você pode ficar feliz por não encontrar um ativo "vilanizado" na composição do seu produto e ele conter outro ainda pior sob um nome que você não reconhece.
Conter na formulação o nome desses ativos também não quer dizer que tenha muita ou pouca concentração, já que a quantidade não vem especificada. Sendo impossível a nós fiscalizar.

Sobre Bibliografia

Nossas pesquisas são completamente loucas, feitas em locais dos mais inimaginável. Junta-se textos aleatórios, dados de wikipédia, sites e blogs farmaceuticos, químicos e industriais. Associados a Livros, revistas, testes próprios, conversas informais com farmaceuticos, químicos, cabeleireiros, técnicos e etc.
Nossas conclusões são principalmente baseadas em experiências próprias, analisadas sob o nosso ponto de vista, meu e da equipe.
E se em um determinado momento as conclusões mudarem (raríssimo), é publicada uma nova matéria retratando a anterior.

É muito comum técnicos de empresas e centros técnicos de empresas se sentirem ofendidos pelo blog, já que muitos acreditam piamente no que as empresas lhes fornecem de informação.

Duvidou das informações aqui apresentadas? Não acredita? Não concorda? Joga no Google, manda e-mail para os fabricantes, faculdade de química/cosmética/farmácia, etc... Questione!


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Tendências para os cabelos Outono/Inverno 2010-2011

Irreverente

Corte curto e irreverente. Um escadeado assimétrico, onde os contornos e cada ponta são intensamente trabalhados de forma a realçar os reflexos do cabelo.
Um loiro carregado de luz, com especial atenção nas pontas de forma a evidenciar a profundidade e textura promovida pelo corte.Um look prático, moderno e jovial, que demonstra atitude e determinação.


Confiante

Corte semi-curto, de assimetrias e contornos evidentes, ligeiramente escadeado que confere a este look um certo volume e movimento.
Ligeiros véus de um castanho caramelizado são aplicados, proporcionando mais reflexos e leveza ao corte.
Para a imagem de uma mulher feminina, segura e confiante.


Sofisticada

Corte onde o comprimento é mantido e onde o rosto é evidenciado através de um escadeado subtil que proporciona leveza, liberdade e movimento ao cabelo.
Um castanho natural dotado de madeixas sobre o comprimento que realça o movimento e luz do cabelo.
Um look sofisticado, que acentua a feminilidade e a elegância de uma mulher actual.


Sedutora

Corte curto e escadeado que pretende valorizar o rosto e sobretudo o olhar, pontas detalhadamente trabalhadas funcionam como véus que proporcionam movimento e volume ao cabelo.
Num castanho intenso são trabalhados pontos de luz que acompanham o movimento do cabelo, reforçando o seu brilho natural.
O look ideal para a mulher que quer evidenciar o seu poder e sensualidade.


Determinada

Corte comprido, escadeado na parte frontal de forma a destacar o rosto e a libertá-lo da massa volumosa dos cabelos ondulados.
Um apanhado original, onde a importância dos caracóis é essencial para a sua volumetria e consistência.
Um look ousado e irreverente para a mulher que quer e gosta dos seus caracóis.


Apaixonada

Tendo como base um cabelo comprido e levemente escadeado, realiza-se um apanhado romântico, que aproveita o cabelo como véus que dão forma a todo o perfil.
Um look para momentos importantes que exalta a elegância e a beleza da mulher.

Empreendedor

Corte bem curto nas laterais e de contornos definidos, ideal para o homem que quer estar sempre seguro de si.

Corte curto nas laterais e na nuca, mantendo-se um pouco mais comprida a parte superior desbastando-a, um look subtil e de total controlo sobre os cabelos.

Cavalheiro

Os cabelos compridos no homem ao nível dos ombros e ligeiramente escadeado volta a ter destaque, para um look jovial que potência o seu charme.

Corte de cabelo em camadas que possibilita diferentes visuais e uma total liberdade e controlo do cabelo.